Páginas

terça-feira, 27 de abril de 2010

Programação Cultural de Fortaleza

DANÇA
No Dia Internacional da Dança Vila das Artes traz aulas abertas de Jazz, Dança Contemporânea e de Salão.

Na próxima quinta (29), Dia Internacional da Dança, a Escola Pública de Dança da Vila das Artes prepara em parceria com o Fórum de Dança do Ceará e a Associação de Bailarinos, Coreógrafos e Professores de Dança do Ceará (Prodança) um dia voltado para a dança. Na programação, que tem início às 8h e vai até ás 18h, exibição de videodança de produção local, nacional e internacional. Ainda Aulas Abertas de Jazz, das 14h15 às 15h30, com o professor Rubens Lopes; Dança Contemporânea, das 15h30 às 16h45, com a pesquisadora Eliana Madeira e Dança de Salão, das 16h45 às 18h, com Neiliane Filipe. As vagas serão preenchidas de acordo com a ordem de chegada. A Secretaria de Cultura de Fortaleza (Secultfor) reservou este dia também para lançar os Editais das Artes e promover reflexões e debates sobre a Dança na Quinta Cultural, que acontece no Mercado dos Pinhões, a partir das 18h30. O Mercado fica na Praça Visconde de Pelotas, na Gonçalves Lêdo entre as ruas Tenente Benévolo e Pereira Filgueiras. Celebrado anualmente, o Dia da Dança foi criado em 1982, pelo Comitê Internacional da Dança- UNESCO. A data é uma homenagem ao nascimento do bailarino e mestre francês Jean-Georges Noverre (1727 - 1810), responsável pela introdução de novos paradigmas de criação coreográfica. Mais informações pelo telefone 3105.1402.

LANÇAMENTO
A Vila das Artes convida para o lançamento no dia 30, às 19h, do vídeo que conta as histórias que passam pelas ruas
As diversas histórias que passam pelas ruas da cidade compõem o vídeo coletivo Se Essa Rua Fosse Minha que tem lançamento marcado para a sexta (30) na Vila das Artes. O vídeo faz parte de uma série que a Vila das Artes, através de seu Núcleo de Produção Digital (programa Olhar Brasil mantido em parceria entre a Prefeitura e o Ministério da Cultura) lança anualmente desde 2008 como parte das comemorações do aniversário da cidade. O primeiro foi Fortalezas 24H, que retratou o cotidiano da cidade em um minuto do dia. O segundo Fortalezas, trazendo histórias (reais ou fictícias) de personagens da cidade. Se Essa Rua fosse Minha apresenta um mosaico de histórias, fragmentos que desenham a cidade e expressam o cotidiano da vida social urbana. O objetivo é preservar a memória do cotidiano da cidade e revelar sua pluralidade, beleza, fatos e personagens que constroem e transformam a cada dia a própria história que se mistura e ladrilha à história de Fortaleza.

CINECLUBE VILA DAS ARTES
Cineclube encerra Clássicos do Cinema nesta quarta e Mostra Akira Kurosawa na sexta

Em abril o cineclube Vila das Artes apresentou os clássicos do cinema: Relíquia Macabra, de John Huston, Casablanca, de Michael Curtiz, Amor a Terra, de Jean Renoir e Crepúsculo dos Deuses, de Billy Wilder que será exibido nesta quarta (28) às 18h30. A cada sessão amantes da sétima arte e cinéfilos se reúnem para um bate papo e reflexão da obra exibida. O Cineclube Vila das Artes é uma forma democrática de acesso as produções audiovisuais. Em Crepúsculo dos Deuses Norma Desmond (Glória Swanson), uma ex-rainha do cinema mudo, e Willian Holden, um roteirista desconhecido, criam dois memoráveis personagens. O longa recebeu três Oscar e é considerado o mais negro dos film-noir.
A mostra de filmes de Akira Kurosawa também se despede nesta semana. Foi uma homenagem ao centenário de nascimento do cineasta, considerado o grande mestre do cinema que influenciou cineastas no mundo todo. Na quinta-feira (29) tem "Kagemusha- A Sombra do Samurai” (1980), e na sexta (30) “Sonhos” (1990). As sessões do Cineclube tem início sempre às 18h30 e a entrada é gratuita. Informações pelo 3252-1444.

DEBATES INCALCULÁVEIS
O Corpo nas videoinstalações contemporâneas é o assunto do Debates Incalculáveis do dia 3 de maio.


O Corpo e a sua presença nas videoinstalações contemporâneas é tema do Debates Incalculáveis de maio, que acontece no dia 3, às 18h30, na Vila das Artes. Surgida na década de 60, as videoinstalações se caracterizaram por colocar em jogo outra percepção do lugar do sujeito e do corpo na experiência audiovisual. “Elas (re)convocam um corpo posto para dormir nas grandes salas de cinema, transformando-o no verdadeiro agente do processo comunicativo” explica o pesquisador Osmar Gonçalves, convidado para conduzir o bate papo e discutir o que está em jogo ou o que surge dessa nova relação entre corpo, imagem e dispositivo. Osmar é professor do curso de audiovisual e cinema da Universidade Federal do Ceará (UFC). O Debates Incalculáveis é uma ação da Vila das Artes que busca refletir sobre temas da contemporaneidade e relacioná-los a arte, política, cultura, educação. A entrada é gratuita.


ENCONTRO DAS ARTES
Equipamento da Prefeitura Municipal de Fortaleza, vinculado a Secretaria de Cultura (Secultfor) a Vila das Artes é lugar de formação em artes, apoio a produção, incentivo a pesquisa e difusão cultural. Oferece gratuitamente uma série de cursos, em diferentes formatos e que atendem a um público diverso. A Vila das Artes foi implantada em 2006 - uma conquista compartilhada entre a classe artística e a Prefeitura de Fortaleza. Contribui com ações que envolvem o circuito de artes e o interesse público, potencializando reflexões e debates sobre política, arte contemporânea e a cidade. Situado em local estratégico, no centro de Fortaleza, o Bloco I (Casa das Escolas) foi inaugurado em setembro de 2008 e abriga as Escolas Públicas de Audiovisual e Dança, um Núcleo de Produção Digital, além de Biblioteca, Videoteca, sala de dança, ilhas de edição e auditório.

Parceria: Universidade Federal do Ceará, Fundação Cearense de Pesquisa e Cultura (FCPC) e Rede Olhar Brasil - Secretaria do Audiovisual do Ministério da Cultura. Apoio: Kodak, Quanta e Prodança. Apoio cultural: Governo do Estado do Ceará, através da Secretaria da Cultura do Ceará. Patrocínio: Banco do Nordeste, Fundo Nacional de Cultura e Lei de Incentivo a Cultura (Ministério da Cultura) e Governo Federal. Siga no twitter.com/viladasartes.

Vila das Artes - Rua 24 de Maio, 1221, Centro. Fortaleza|Ceará|Brasil
Telefone (55+85) 3252.1444 comunicacaoviladasartes@gmail.com, viladasartesfortaleza@gmail.com

Escola Pública de Dança (85) 3105.1402
escoladedancadefortaleza@gmail.com

Escola Pública de Audiovisual (85) 3105.1404
escoladeaudiovisualdefortaleza@gmail.com

Núcleo de Produção Digital (85) 3105.1410
npdfortaleza@gmail.com

segunda-feira, 19 de abril de 2010

Na IX Bienal Internacional do Livro do Ceará

De 9 a 18 de Abril aconteceu a IX Bienal do Livro aqui do Ceará, e claro, eu não poderia deixar de marcar presença. Combinei com os amigos do LDP, Victor, Anderson Paixão e Henrique.


Uma das grandes paixões da minha vida é a leitura. Gosto muito de livros, um dia terei minha própria biblioteca. Imagina como eu estava lá, vendo aquela ruma (cearês) de livros, oh paraíso!!!!!! Teria sido bom mesmo, era se eu tivesse grana para comprar alguns. Livros quase de graça, e eu liso, é uma harhrahrahararahraharah.

Nessa Bienal eu descobri que tenho um amigo que tem seu livro da Barsa (João Victor), uashaushuashuahs, ele ainda fez pôse.

Depois de cada um olhar livros técnicos da sua área, fomos a “Ala Crente” da Bienal.


Tinha muitos livros bons, mas o que eu queria trazer para casa era o Mangá Messias, é brother na era da modernidade o Novo Testamento da Bíblia pode ser lido com ilustrações e estilo Mangá. O cabelo dos personagens é que é massa, quase Drangonball, hehehehehe! Jesus irado com muito gel no cabelo! Tá ligado!
A leitura da Bíblia é indispensável, mas se dessa forma chama a atenção de muitos jovens as escrituras sagradas, é uma tática interessante de disseminação da palavra de Deus. Você não vão acreditar no que eu encontrei por lá... A Bíblia dos “Bombados”! Já existe a da mulher, a do líder, a do adolescente, a do levita, e agora do “bombado”. Para os irmãos que quiserem ficar com os braços fortes e tem preguiça de ir na academia, essa é a nova sensação. Pô, essa Bíblia deve pesar um 3 quilos. Para quem vai para a igreja todo dia, em um mês está resolvido. Agora, falando sério deve ser uma grande Bíblia de estudo com diversos auxílios ao crente, se alguém quiser me doar uma, meus braços chega da pena!!!!!!!

Depois de ficar um tempão em pé curiando os livros, nada melhor que deitar numa grande almofada (e que almofada, pense num sonho!) para assistir uma apresentação cultural.

Apoio e valorizo muito a cultura do Ceará e quem é produtor desta. E cearense até com besteiras faz o público rir. Nessa hora foi um negócio de PA-PO, PAPA-POPO, POPO-PAPA, PO-PA, shuahsuahsuhasuhuashauhsaus, num é que a galera se agitou com isso! Bom é isso aí, vêm grandes eventos vindo, e eu continuo curtindo a programação de graça de Fortaleza. É nóis!!!!!!!

sexta-feira, 16 de abril de 2010

To na Bienal galera!




Pois amigos, a Bienal vai até domingo dia 18/04. Quem ainda não veio, dá uma passadinha aqui vale a pena. Tem muitos livros bacanas de R$5,00, literatura boa, tem para a criançada de R$ 3,00 e muitos livros técnicos no preço. Fica aí a dica. To aqui no Espaço do Diário do Nordeste aproveitando a internet de graça. Hehehehehe, de graça PODE meu chapa...

Anderson Santos