Páginas

sábado, 19 de fevereiro de 2011

Vida em abundância


"O ladrão não vem senão a roubar, a matar, e a destruir; eu vim para que tenham vida, e a tenham com abundância." João 10:10

Estes dias parei para meditar neste texto e analisar minha vida. Será que tenho vivido uma vida em abundância? Fiz essa pergunta.

Nós seres humanos somos fáceis de cair na rotina. Viver uma vida de mesmici, dia após dia sempre a mesma coisa, sem nada de relevante. Tenho percebido isso com alguns amigos. Quando pergunto: e aí como vai a vida? A resposta é a mesma: é está normal, como Deus quer. Ou, "é está bem, sem nada demais." E aí vejo eles reclamando da vida, que não conseguem emprego, não crescem espiritualmente, financeiramente, não desenvolvem relacionamentos afetivos. Nada acontece!

Será mesmo que está como Deus quer?
Cristo veio ao mundo, nasceu onde nasce os animais, passou humilhações, acusações, agressões, teve dores, morreu em nosso lugar. E para quê? Para que tenhamos vida em abundância. Não uma vida medíocre, onde nada acontece, onde você não cresce, não desenvolve, fica sempre na mesma.

Normalmente, olhamos para a vida dos outros. Fulano tem uma vida tão legal, cicrano tem um emprego, uma faculdade, um relacionamento tão massa. Admiramos a vida dos outros, mas você gosta da sua VIDA? Você acorda celebrando a Deus e agradecendo a Ele pela VIDA que tem? Você curte sua VIDA?

Se a resposta é não ou você pensou demais com dúvida, então meu amigo(a) acho que deve ter algo errado, talvez você nã esteja tendo a VIDA que Jesus conquistou para você ter. Sendo assim, queria conversar com você sobre dois pontos que acredito nos atrapalhar em viver com abundância.

O primeiro ponto é Não ter Deus como foco principal da sua vida. "Mas, buscai primeiro o reino de Deus, e a sua justiça, e todas estas coisas vos serão acrescentadas." Mt 6:33, ficamos tão ansiosos e preocupados com as circuntâncias do cotidiano, e tentamos resolver sempre pela nossa própria força, assim nosso foco sai de Deus e vai para as circuntâncias, os anseios, os desejos, os pecados, as coisas materiais. Quando isso acontece nós perdemos o controle e vamos levando a vida como dá. Ou deixando a vida nos levar como canta Zeca Pagodinho. A prioridade das nossas vidas é o Senhor. O que mais importa para Deus é o nosso relacionamento com Ele. Quando buscamos Ele e sua justiça nesse nível, Ele nos prometeu que nos acrescentaria o que precisacemos. Há alguns anos atrás eu tinha um relacionamento com Deus, mas as vezes buscava mais meus vícios, meus desejos, meus interesses sem Deus participar disso tudo. Essa época era em 2007 e 2008 e eu lembro que foram os anos mais sem graça da minha vida. Quando coloquei Deus em primeiro lugar, as coisas começaram a acontecer. Eu pedia algumas coisas a Deus, mas Ele não me deu tudo o que pedi. Talvez, porque se Ele me desse eu ia perder o foco Nele. Nunca esqueça: Deus preza pelo relacionamento.

"De sorte que fomos sepultados com ele pelo batismo na morte; para que, como Cristo foi ressuscitado dentre os mortos, pela glória do Pai, assim andemos nós também em novidade de vida." Rm 6:4

O segundo ponto vejo nesse versículo. Como citei no começo, rapidamente caímos na rotina. Claro que este versículo fala que nós andemos em novidade de vida com Cristo, e não mortos no pecado, arruínados pelos maus hábitos. Mas também queria citar o fato de estarmos vivendo sempre em novidade. Alguns amigos chegam para mim e diz que seus relacionamentos estão chatos, as relações em casa não é legal, que a igreja não muda nada, que não acontece nada de diferente.

Mas galera cada um vive a sua VIDA. Que tal viver em novidade. Viver coisas novas, diferente. Experimentar uma comida nova, ir em lugares que você nunca foi, fazer uma surpresa para seu namorado ou namorada, levá-la em algum lugar especial. Dizer para seu pai e sua mãe que você os ama, dando um grande beijo, convidando os para sairem juntos, presenteá-los com algo de valor bem sentimental. Que tal estudar para passar em um vestibular, ou iniciar uma faculdade particular.

Conheça novas pessoas, pessoas que te acrenscente algo de valor, vai numa palestra, teatro, seminários, workshops, visita outra comunidade, conheça cristãos de outra igreja, se envolva com eventos socias e comunitários. Coma algo diferente, ande por outros caminhos. Cante, dance, pule. Pense, Reinvente.

E no relacionamento com Deus não é diferente. Jesus também gosta de novidade, afinal Ele veio nos trazer novidade de vida. Moçada, dá um basta nesse pecado de estimação. Leia mais a Bíblia. Converse com Deus em lugares diferentes. Veja Deus nos detalhes. Prepare um encontro especial com Deus. Medite.

Hoje eu vivo uma vida louca. Mais eu gosto de ser o Anderson. Viver a minha vida. A vida que Deus me deu de graça e com graça. Viva uma vida em abundância, hoje e eternamente. Isso não quer dizer que você não vai se entristecer e passar por maus momentos, mas até nisso aproveite buscando mais a Deus e valorizando seus próprios sentimento.

Abraço.
Anderson Freitas

2 comentários:

  1. parece insignificante pensar sobre a vida, talvez se diga que é bobagem mesmo, mas há detalhes nesta reflexao que fazem toda diferença: acredito que passamos parte de nossa vida nos enganando, achando que estamos no centro da vontade de Deus fazendo o que Ele nos ordenou, mas que na verdade, está tudo ao avesso... temos medo de ousar mudar... 'pecais por nao conhecer as escrituras' depois que O conhecemos porque nao mudamos, ja que sabemos onde está errado??? acredito que tambem sabemos como mudar, mas o medo nos paraliza...
    estava pensando estes dias em coisas parecidas com o voce escreveu... e volto a refletir, acho que esta geração precisa encontrar o foco da sua vida, pois tudo vai ficar sem sentido... e tudo tem que ter uma razao para ser e acontecer, senao que valor vai ter algo que nao nos encoraja nem desperta amor nem outros sentimentos???... acho que estou meio assim, tentando me desacomodar... =)

    ResponderExcluir
  2. Poxa legal Carol... Acredito que Deus tem nos despertado para isso. Obrigado pela contribuição.

    ResponderExcluir