Páginas

terça-feira, 18 de janeiro de 2011

Valorizando a Família


Fala moçada tudo na paz?! Espero que sim. Esses dias estive muito ocupado, hoje estou voltando para Juazeiro para terminar de curtir as férias com minha família. E é sobre família que se trata o post de hoje.

Semana passada eu e minha família tivemos uma DR (Discussão de Relacionamento), na verdade um boa conversa para revermos nosso relacionamento. Foi muito bom, porque assim podemos compartilhar nossos sentimentos, decepções, críticas e outras coisas.

Temos Discussões de Relacionamento com namorado(a), amigos, líderes, mas uma DR com a família é muito necessária, e vejo que isso tem se perdido. Pais e filhos já não param tanto para conversar, compartilhar experiências da vida. Os filhos acham que seus pais não entendem o estilo moderno de vida de hoje, e os pais para agradar seus filhos, não intervém em algumas situações.

Como em todo relacionamento é preciso as vezes parar e pensar na relação. Vejo muitas vezes pais na igreja dizendo que querem ganhar seus filhos para Jesus, mas em casa não dão exemplo. Tratam seus filhos com gritaria, valoriza mais um filho do que outros, não procuram entender seus filhos, conversar, perguntar como estão, não abraçam, não beijam, não vão no quarto dizer um boa noite. Isso é bom pais! Nós filhos gostamos disso, mesmo que não demostremos. Muitos pais ficam esperando seus filhos se chegarem mais, porém os líderes da casa é o pai e a mãe e vocês devem conquistar seus liderados, os filhos. Que tal pensar nisso.

"Instrui o menino no caminho em que deve andar, e até quando envelhecer não se desviará dele." Provérbios 22:6
"e ensiná-las-eis a vossos filhos, falando delas sentados em vossas casas e andando pelo caminho, ao deitar-vos e ao levantar-vos;" Deuteronômio 11:19
"E vós, pais, não provoqueis à ira vossos filhos, mas criai-os na disciplina e admoestação do Senhor." Efésios 6:4

Mas nós filhos também devemos mostrar o amor para nossos pais. As vezes nós amamos as pessoas, mas elas não sabem. Demostre o amor que você tem pelo seu pai e sua mãe. les não são estranhos. Dê um abraço, um beijo, diga eu te amo. Um hábito que sempre preservei foi pedir a bênção para meus pais, pode até ser um ato simples, mas tem muita relevância para nossos pais. As vezes achamos que não temos o carinho de nossos pais, porque nós mesmos nos distanciamos. Passamos a conversar só com os amigos, ou estar grudado no namorado ou namorada. Queremos que nossos pais perguntem como estamos, mas esquecemos de perguntar também. Tenho visto hoje muitos jovens e até adolescentes que já não obedecem seus pais, rejeitam a disciplina, e até agridem seus pais. As pessoas que são assim com seus próprios pais é muito difícil ter amor por outras pessoas. Por isso, se você encontrou uma pessoa que pretende namorar, veja como é a relação dele(a) com os pais.
"Dedique-se a conhecer os seus pais. É impossível prever quando eles terão ido embora, de vez." Mary Schmich.

"Filho meu, guarda o mandamento de teu pai e não deixes a instrução de tua mãe." Pv 6:20
"O filho sábio alegra a seu pai, mas o filho insensato é a tristeza de sua mãe." Pv 10:1

Na relação entre irmãos aprendi uma frase assistindo o vídeo filtro solar narrado por Pedro Bial: "Seja legal com seus irmãos. Eles são a melhor ponte com o seu passado
e possivelmente quem vai sempre mesmo te apoiar no futuro". Que tal sermos mais pacientes com nossos irmãos? Sermos tão carinhosos com eles quanto como nossos melhores amigos? Vale a pena.

É incrível como toleramos as pessoas chatas quando vem em nossa casa, mas somos tão ignorantes com os familiares. Aguentamos e suportamos os filhos imperativos dos amigos, mas com nossos sobrinhos somos tão impacientes. Queremos que nossos familiares se convertam, mas não somos tão humildes para sermos zelosos e cuidarmos dele como faríamos a um novo convertido.

Parace que valorizamos mais os de fora do que os de casa. Será que somos assim, porque os de casa terão que nos aguentar com nossas satices e ignorância? Será que porque eles nos conhecem o verdadeiro caráter que temos?

Que nós possamos valorizar mais a nossa família. Hoje a nossa sociedade se preocupa mais com coisas do que com pessoas. Que possamos ser diferentes. Que o nosso amor e cuidado seja com pessoas.

Amo minha família!
Anderson Freitas

Um comentário:

  1. Infelizmente meu caro amigo os princípios de família tem se perdido a cada dia que passa. Só nos resta em oração interceder pelas famílias que se encontram nesse estado triste de falta de compreensão, dialogo e muitas vezes amor...
    Deus Abençoe!
    =)

    ResponderExcluir